Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos – TPS3

Guarulhos, SP

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Localização

Guarulhos, SP

Fase

Construído

Parcerias

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Fotografia

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O novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, cuja construção ficou a cargo da Construtora OAS, abrange uma área bruta de 60.000m2 na qual se integram dois edifícios principais (Processador e Dique) e outras edificações anexas de menor dimensão.
O Processador é a construção de maior volume. Alberga o vestíbulo do “Check-In”, a sala de recolha de bagagens, as salas VIP, as áreas de tratamento de bagagens, amplas zonas comerciais, espaços de circulação e áreas de repouso.
No Dique de embarque e desembarque encontram-se, nos pisos elevados, as salas de espera das portas de embarque, os corredores das chegadas e das partidas, juntamente com todos os serviços de apoio.
Outras construções relevantes inseridas neste conjunto são as Pré-Passarelas de embarque e desembarque, adjacentes ao Dique, o viaduto de acesso ao Processador com a sua cobertura para protecção do sol e da chuva, o corpo de ligação entre o Dique e o Processador, o Edifício Garagem (EDG1) e as pontes de acesso pedonal entre ele e o Processador.
A SP.PROJECT foi responsável pela elaboração do detalhamento executivo de grande parte das estruturas metálicas e de uma pequena parcela de estruturas de concreto armado que compõem este empreendimento, nomeadamente:
- As coberturas dos dois edifícios do terminal – Processador e Dique;
- As estruturas metálicas das 10 Pré-Passarelas que ligam o Dique às pontes de embarque e suas fachadas;
- Edifício Passarela (EDP1);
- Passarelas de conexão do Edifício Garagem ao Processador;
- Cobertura do viaduto de acesso à área de embarque do TPS3;
- Cobertura entre os eixos R-S;
- Cobertura da ligação entre o Dique e o Processador;
- Estruturas metálicas dos Totens interiores e exteriores;
- Escadas metálicas;
- Elevadores Panorâmicos;
- Rampa helicoidal de acesso à zona VIP;
- Estrutura de suporte das floreiras laterais ao viaduto de acesso ao TPS3;
- Estruturas metálicas secundárias para fixação dos revestimentos das coberturas;
- Pala adjacente ao eixo 28.

O peso de todas as estruturas metálicas projetadas atinge cerca de 5.100 toneladas.

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